terça-feira, 16 de abril de 2013

Cidades da Paraiba serão desabastecidas, Jerico é uma delas!

Mesmo com as chuvas que de vez enquanto caem no sertão, a cagepa divulgou a nova lista das cidades que terão a desabastecimento geral de água.  são, Brejo dos Santos, Bom Sucesso, Mato Grosso e Jericó, todas na região de Catolé do Rocha e Pombal.

As chuvas que caíram na semana santa e no início de abril não foram o suficiente nem mesmo para fazer o açude do carneiro a chegar a 7% da capacidade. Hoje o açude esta com menos de 5.5% de porcentagem.

o município de Lagoa esta na lista, mas é porque não atualizaram as cidades que ja foram resolvidos os problemas.

Outras cidades da Paraíba que também enfrentam o mesmo problema são; Triunfo, Imaculada, Pilões, Belém, Caiçara, Logradouro, Diamante, Cacimba de Dentro, Solânea, Bananeiras, Araruna, Riachão, Tacima, Dona Inês e Damião. Os oito últimos eram abastecidos pelo açude Canafístula e já sofriam com o racionamento de água, desde o final do ano passado. 

Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, para as cidades de Cacimba de Dentro, Solânea, Bananeiras, Araruna, Riachão, Tacima, Dona Inês e Damião as previsões de chuvas são animadoras e o colapso pode não se estender por muito tempo. “Para a população dessas cidades, que ficam localizadas no Brejo do Estado, a expectativa é que sejam beneficiados com o período chuvoso, que se estende de abril a julho. Por enquanto, as precipitações ainda foram irregularidades, mas a esperança é que o inverno seja positivo e contribua com a elevação no nível do açude que os abastece”, informou.

Para os demais municípios que sofrem com o colapso, em especial aos localizados no Cariri, a previsão é que a situação permaneça crítica por bastante tempo. Já no sertão, segundo a meteorologista, as chuvas que caíram nos últimos dias e que devem permanecer até maio, podem evitar que o colapso se instale. “A região do Vale do Piancó tem registrado índices bons de chuvas. Ainda não temos como precisar se será o suficiente para garantir o abastecimento por todo o restante do ano, mas acreditamos que elas serão capazes de se instalarem no subsolo e serem utilizadas através de poços”, disse Marle Bandeira.


Blog Lagoa em Foco com portal correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário